A E.E Vicente Leporace oferecerá aulas apenas para alunos do Ensino Médio a partir de 2016.
A partir de 2016, nossa E.E. Vicente Leporace oferecerá aulas apenas aos alunos do Ensino Médio.
Essa mudança é devido a reorganização escolar na rede estadual, anunciada no dia 23 de setembro de 2015 pela Secretaria da Educação Do Estado de São Paulo.Objetivando separar as escolas para que cada unidade passe a ter aulas de apenas um dos ciclos da educação: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio; oferecendo uma educação focada na faixa etária do aluno.
O plano estabelece que a redistribuição dos alunos respeite o limite de 1,5 Km. No entanto, se uma escola tiver mais de um ciclo e não houver outra unidade em um raio de 1,5 Km de distância para transferir os alunos, ela continuará do jeito que está, segundo a Secretaria.
O anúncio desta reorganização escolar em nossa região, Diretoria de Ensino Sul II, veio na quarta feira, dia 28 de outubro, provocando preocupação e descontamento entre muitos alunos, pais e professores.
Foi definido pela D.E. Sul II que nossa escola passará a partir do ano que vem, a atender aos alunos do Ensino Médio. Os alunos do fundamental II serão transferidos para a E.E. Antonio Aggio, que passará a atender somente alunos do Ensino Fundamental II.
Conforme o mapa acima extraído do Google Maps, podemos observar que o descontentamento de nossa comunidade escolar vem da preocupação com nossos alunos do Fundamental II, já que serão transferidos para uma escola que fica a uma distância de mais de 1,5 Km em todas as opções de rotas traçadas num percurso a pé. Isso sem contar com o percurso feito de carro ou usando o transporte público, o que aumentaria o trajeto em mais de 1 Km, por ser fora de mão.
Para atender os pais e alunos descontentes com a distribuição nas escolas escolhidas pelo sistema, conforme reunião e atendimentos aos pais e responsáveis no dia 14 de novembro, todos os interessados poderão efetuar o cadastro de transferência e reopção escolar, que acontecerá do dia 18 ao dia 27 de novembro nas unidades de ensino; ou seja, se o aluno, por algum motivo,o aluno não quiser estudar na escola para onde foi deslocado automaticamente, ele deverá dirigir-se até a escola desejada, (que atenderá o seu clico) e pedir sua transferência.
Toda mudança, gera conflitos, e não está sendo diferente com a "bomba" da notícia da reorganização escolar. Protestos contra o Governo e ocupações nas Escolas tem sido o foco do noticiário atual.
A revolta vem não só da reorganização, mas do fechamento de unidades escolares e da extinção do período noturno em algumas escolas. Até mesmo as escolas em que não houve mudanças de reorganização estarão abertas para receber novos alunos, o que tem provocado preocupação com a superlotação.
Em nossa Unidade Escolar não está havendo ocupação e nem protestos, embora haja o inconformismo e a preocupação por parte de alguns alunos, pais e professores, tudo segue tranquilo na preparação para ano letivo de 2016.
Essa é nossa última matéria publicada neste blog no ano de 2015, encerrando nosso Projeto Mais Educação em Língua Portuguesa.
Queremos deixar aqui o nosso apoio e carinho ao nosso professor de História Edvan Costa, ( um dos melhores professores desta escola) que tentando preservar a integridade física dos alunos da Escola Estadual José Lins do Rego, que aderiam aos protestos contra o plano de reestruturação do ensino público, foi fortemente agredido e algemado pela PM.
Queremos deixar aqui o nosso apoio e carinho ao nosso professor de História Edvan Costa, ( um dos melhores professores desta escola) que tentando preservar a integridade física dos alunos da Escola Estadual José Lins do Rego, que aderiam aos protestos contra o plano de reestruturação do ensino público, foi fortemente agredido e algemado pela PM.
Força professor Edvan! E nosso muito obrigado por todo ensinamento de vida e em sala de aula!
Esperamos que tudo se resolva logo, que as ocupações nas escolas tenham um final triunfante e que voz e a opinião do povo sejam respeitadas, que tudo seja esclarecido pacificamente e que 2016 seja um ano abençoado para a Educação no Estado de São Paulo.
Lembrando que a verdadeira revolução pode ser feita nas urnas no próximo ano!
Bom Natal e um feliz ano novo à todos!